http://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/issue/feedRevista Brasileira de Administração Científica2024-04-23T00:00:54+00:00Prof. Carlos Eduardo Silvacarlos.eduardo@cbpciencia.com.brOpen Journal Systems<p><strong>Revista Brasileira de Administração Científica </strong>(ISSN 2179-684X) é uma publicação científica internacional em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, que tem por objetivo promover discussões, disseminar idéias e divulgar resultados de pesquisas (com enfoques locais, regionais e nacionais) relacionados à administração, e temáticas relacionadas. <strong>Impact Factor 0,78</strong> by Citefactor. <strong>QUALIS (2017-2020) Referência B3</strong>. </p>http://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/article/view/8406Elementos para desenvolvimento da docência no ensino superior em Administração: uma reflexão teórica2024-01-13T15:28:34+00:00Fernanda da Silva Pereirafernandapereira.ceo@gmail.comAlbano de Goes Souzaalbano.goes@univasf.edu.br<p>O presente estudo se debruça compreender, a luz de estudos teóricos, os elementos da prática educativa no ensino superior em administração. Diante desse contexto e a partir das experiências adquiridas na Especialização em Docência no Ensino Superior em Administração, é proposto neste artigo como problemática direcionadora o seguinte questionamento: quais são os elementos que constituem a prática educativa em administração de professores de instituições de ensino superior ? Para responder esta problemática é proposto como objetivo geral desenvolver reflexão teórica sobre os elementos constituintes da prática educativa no ensino superior em Administração. Para isso, são postos como objetivos específicos são: refletir sobre o papel da docência na formação de administradores; descrever os métodos de ensino em administração; elencar as competências docentes em administração; demonstrar as tendências em educação em administração; estruturar a avaliação enquanto elemento do ensino em administração; Por fim, espera-se que este artigo contribua para reflexão sobre a formação de professores em Administração que possuam condições de mediar saberes e aplicáveis aos seus alunos. Além disso, espera-se que as propostas apresentadas possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de administração no ensino superior, formando profissionais mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.</p>2024-04-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científicahttp://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/article/view/8423Análise do grau de alavancagem financeira das empresas listadas na B3 durante o período de pré-pandemia e pandemia2024-04-03T23:02:35+00:00Nayane Tomé de Holandanayane.tome@gmail.comOsmar José Bertholini Piancaosmar.pianca@ifes.edu.br<p>Este estudo tem como objetivo principal analisar o grau de alavancagem financeira das empresas brasileiras listadas na B3 nos períodos de pré-pandemia e pandemia. A amostra inclui 120 empresas selecionadas de acordo com a lista de setores mais afetados pela pandemia da COVID-19, de acordo com o Ministério da economia, com 600 observações em sua totalidade. Foram coletados dados a cada ano no período de 2018 a 2022. A partir do cálculo do GAF, foi possível analisar o comportamento da alavancagem financeira em empresas, setores e períodos diferentes. Os resultados comprovam que, apesar da crise financeira causada pela pandemia da COVID-19, os serviços de Gás e Energia Elétrica registraram um aumento significativo tanto no período anterior à pandemia quanto durante a pandemia. Isso corrobora os estudos que indicam que a pandemia teve impacto no funcionamento de algumas empresas, mas em geral, não teve grandes impactos em relação aos resultados anteriores. Outra constatação é que o ramo em que uma empresa atua é crucial para determinar o seu nível de alavancagem. No entanto, a crise sanitária teve consequências diversas em diversos setores da economia, logo, o impacto da pandemia sobre uma companhia pode ser bastante divergente em relação ao ramo em que atua.</p>2024-04-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científicahttp://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/article/view/8420Previsão do produto interno bruto do estado de Mato Grosso em função da produção de soja, milho, caroço de algodão, e arroba do boi com o uso de redes neurais artificiais2024-03-17T15:02:33+00:00Alex Gabriel Ferreira Nevesalexgabrielferreira1@gmail.comJoão Bosco Arbués Carneiro Júniorjbacj@hotmail.comLeticia Martins de Rezendeleticia.martinsderezende123@gmail.com<p>A previsão do PIB facilita o processo de tomada de decisão relacionando os dados obtidos, como a destinação de recursos financeiros de MT em áreas de desenvolvimento e tributação, por exemplo. Tenta-se responder à questão do poder preditivo das Redes Neurais Artificiais (RNA) para explicar o PIB de MT em função das variáveis independentes, como a produção de soja, milho, caroço do algodão e abate de bois? Assim, o objetivo geral é estimar o PIB relativo à produção dessas quatro variáveis utilizando as RNAs. Com o específico objetivo de observar as correlações evoluídas entre essas variáveis quanto a produção de MT; construir, treinar e validar um modelo de RNAs com essas variáveis; utilizar o modelo construído e validado para realizar as previsões futuras. A relevância é a utilização dessa ferramenta de predição para poder prever o fluxo monetário que será demandado com o incremento da produção desses produtos, podendo planejar investimentos de curto e longo prazo. O artigo é classificado como exploratório descritivo, a série temporal em análise compreende o intervalo dos anos de 2000 a 2022. O software utilizado para construção da RNA é o SPSS - Statistical Package for the Social Sciences - Statistical Package for the Social Sciences. O modelo RNA preditivo é capaz de explicar o comportamento do PIB de MT com base nas variáveis independentes descritas, além disso, o modelo fornece valores e observações satisfatórias para sua validação. Os modelos propostos e validados são utilizados para fazer previsões com confiança significativa utilizando dados hipotéticos para as variáveis independentes.</p>2024-04-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científicahttp://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/article/view/8430Abordagens práticas para a mensuração do valor de rio em propriedades rurais: uma análise das metodologias de avaliação contábil2024-04-23T00:00:54+00:00Valdinei dos Santosvaldineisant81@gmail.comAguinaldo Rocha Gomesaguinaldo@ufr.edu.br<p>O texto apresenta um estudo sobre a mensuração do valor monetário de um rio para as propriedades rurais, abordando sua importância para diversas esferas da vida, desde o abastecimento de água potável até a sustentação de ecossistemas diversos. A análise se concentra nas abordagens práticas de avaliação contábil para quantificar os benefícios econômicos, ambientais e sociais dos rios em propriedades rurais. Os rios, além de serem fontes de água para atividades agrícolas, desempenham funções vitais como manutenção da biodiversidade, regulação do clima local e recreação. O estudo destaca a necessidade de uma compreensão multidisciplinar e integrada das metodologias de mensuração, como a avaliação por comparáveis, fluxo de caixa descontado e reconhecimento de rios como ativos intangíveis. A interseção entre legislação ambiental e contábil também é explorada, enfatizando a importância de cumprir regulamentações e relacionar passivos ambientais para uma gestão sustentável dos recursos hídricos. A análise revela a complexidade de avaliar o valor de um rio em uma propriedade rural, mas também aponta oportunidades para aprimorar a gestão e conservação desses recursos. O estudo conclui destacando a relevância de compreender o valor dos rios como ativos intangíveis para a gestão sustentável do meio ambiente, desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais. Recomenda-se a adoção de práticas agrícolas sustentáveis, proteção de áreas ribeirinhas e implementação de projetos de restauração de ecossistemas para melhorar a resiliência dos rios.</p>2024-04-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científicahttp://www.sustenere.inf.br/index.php/rbadm/article/view/8422O desenvolvimento de competências linguísticas como base para o sucesso profissional dos alunos do ensino médio2024-03-31T20:52:23+00:00Allysson Barbosa Fernandesallyssonfernandes611@gmail.comTácito Augusto Farias Júniortacitoau@hotmail.comHelen Carla Santos Matoshelencarlamatos@yahoo.comAdenízia Serafim dos Santos Fariasserafimdosadenizia@gmail.comTatiane Santos Matos Reistmatosmc@gmail.comSálvio Roberto Freitas Reissalvio.reis@dcomp.ufs.brDanilo Marcos Leme Fukuokafukuokadanilo@gmail.comTícia Rebecca Serafim Fariasticiarebeccagata9@gmail.com<p>O presente estudo aborda a importância do desenvolvimento de competências linguísticas no ensino médio para o sucesso profissional dos alunos. Ele investiga como o aprimoramento dessas habilidades pode impactar positivamente suas trajetórias profissionais. O estudo destaca o papel das competências linguísticas, incluindo leitura, escrita, oralidade e compreensão, no contexto profissional atual, e discute estratégias pedagógicas para promover essas habilidades no ambiente escolar. Além disso, analisa as práticas atuais de ensino de línguas, identificando pontos fortes e áreas de melhoria. O artigo também apresenta pesquisas anteriores sobre letramento crítico e sua integração com abordagens contemporâneas de ensino de línguas estrangeiras. Conclui-se que investir no desenvolvimento dessas competências é essencial para preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho e contribuir para seu desenvolvimento pessoal e social.</p>2024-04-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científica